Dizem que a publicidade é um negócio muito lucrativo. É verdade que muitos iniciantes podem argumentar com isso. Seus orçamentos de publicidade estão derretendo diante de nossos olhos, esbarrando em um indicador incompreensível: CTR. Acontece que esse é o fator mais importante incluído no algoritmo para calcular o custo por clique. Vamos tentar descobrir o que é CTR no Yandex. Direct e como fazer amizade com ele. A questão, segundo especialistas, é global. Entender esse fator permitirá que você economize muito dinheiro em uma campanha publicitária e ganhe mais.
Algumas palavras sobre "Yandex. Direct"
A Internet é a plataforma mais popular para anunciar seu produto ou serviço. Há muitas empresas operando aqui, cuja essência é organizar a interação de quem deseja se notificar, e webmasters,ou seja, pessoas fornecendo seus próprios espaços de anúncio.
Os motores de busca têm as maiores oportunidades nesta matéria. São empresas envolvidas na criação de software especializado. Você se depara com eles o tempo todo quando procura informações.
"Yandex. Direct" é uma das empresas de publicidade mais populares na Internet de língua russa. Está organizado com base na empresa que criou o motor de busca com o mesmo nome. "Yandex. Direct" fornece serviços para anunciantes e proprietários de sites (webmasters). Os primeiros gastam dinheiro para se declarar, os segundos recebem uma pequena parte deles para fornecer seus próprios sites.
O serviço que os une naturalmente regula o processo. Ele precisa manter constantemente um equilíbrio entre um anúncio e um clique nele. Caso contrário, tanto os anunciantes quanto os webmasters o deixarão. Sim, e os visitantes considerarão que os seus serviços são de qualidade insuficiente e irão para outro motor de busca. A Internet é uma área altamente competitiva. Agora que você entende qual tópico está sendo discutido, você pode passar para o cerne da questão. Então, o que é CTR em "Yandex. Direct"?
Regras
Você precisa entender que existem muitas pessoas envolvidas na publicidade. Eles usam as mesmas frases-chave, portanto, competem entre si. E Yandex. Direct atua como árbitro. O treinamento organizado pela empresa dá algumas informações sobre isso, mas não o suficiente.
O objetivo do "Yandex" éganhando dinheiro. Ele cria regras que permitem que cada anunciante tire o máximo possível. Por exemplo, o custo por clique no Yandex. Direct pode variar para anúncios semelhantes. O "árbitro" não analisa quanto você concorda em pagar, mas o feedback do consumidor. Para ele, é mais importante que as pessoas cliquem no anúncio.
Se você entender esse ponto, será mais fácil descobrir qual é a CTR no Yandex. Direct e como isso afeta o orçamento. Novamente, uma empresa não se importa com quanto dinheiro você está disposto a dar se os anúncios forem desajeitados ou não atraírem o público. Ela se esforça para obter mais de todos, esse é o significado de suas atividades.
O que é CTR em "Yandex. Direct"
O suporte técnico descreve este conceito de forma bastante clara. CTR (taxa de cliques) é um indicador da clicabilidade de um banner ou anúncio. A fórmula de cálculo inclui dois indicadores: o número de cliques e impressões. CTR é o quociente entre eles. Ou seja, para obtê-lo, você precisa dividir os cliques por impressões. No entanto, nem tudo é tão simples.
Em primeiro lugar, "Yandex" não calcula imediatamente este indicador. Ao escolher os anúncios, ele inicialmente foca na CTR prevista. E como "Yandex" recebe esses dados - ninguém realmente entende. O mesmo suporte técnico explica que eles são guiados pelo desempenho médio de campanhas publicitárias semelhantes, levando em consideração o carma do site (se houver).
A CTR real começa a ser calculada somente após um determinado número de impressões. Por exemplo, em 2016 não deveria ter havidomenos de 400. O preço de um clique no Yandex. Direct depende diretamente deste indicador. Quanto menor, mais cara será a impressão do anúncio.
Lógica para classificar blocos de anúncios
Vejamos um exemplo que demonstra como o CTR funciona. Temos dois anunciantes. Um está disposto a pagar 20 rublos. para cada ação do cliente, o segundo sente pena de tais fundos. Ele declarou um preço de 10 rublos.
Suas campanhas publicitárias funcionaram por um tempo. Como resultado, o Yandex viu que a primeira em cem impressões recebeu 5 cliques. Sua CTR é de 5%. O segundo anunciante teve uma campanha muito melhor. Ele recebeu uma CTR para as mesmas cem impressões - 15%. Muito bem!
E o que Yandex ganhou? Do primeiro: 20x5=100r. A partir do segundo: 10x15 \u003d 150 rublos. Quem é melhor para ele? Isso fica claro para qualquer um, pois os anúncios foram exibidos o mesmo número de vezes. Mas de um anunciante mais econômico, mas diligente, o Yandex obtém mais. Isso significa que ele não vai se enganar, ele vai dar prioridade a esse workaholic. E como bônus - um CPC mais baixo.
A CTR afeta o orçamento?
Os anunciantes estão constantemente tentando se encaixar no "Yandex. Direct". A formação para quem pretende iniciar o seu próprio negócio está a ser melhorada. Para alcançar resultados e não se esgotar, você precisa se interessar por novos produtos, estudar a experiência de outra pessoa. Então, há algum tempo, o Yandex reage a toda a campanha publicitária e não a um único banner. Ele analisa quão escrupulosamente o especialistapalavras-chave coletadas conforme são usadas ao criar anúncios.
Além disso, "Yandex" coleta informações sobre cada nome de domínio. Se for desfavorável, eles falam sobre "site karma". Afeta os resultados da pesquisa, portanto, aumenta o custo por clique. Para descobrir especificamente se há algo negativo em seu site, você pode apenas experimentalmente. Você precisa criar dois anúncios idênticos que levem a endereços diferentes. Pelo preço oferecido pelo serviço, você vai entender qual deles tem melhor atitude.
Como aumentar a CTR?
Os especialistas têm muitas opiniões sobre este assunto. A maioria deles tende a pensar que os anúncios devem ser trabalhados. Primeiro, colete todas as chaves possíveis. O Yandex definitivamente analisará sua qualidade quando verificar sua campanha. Quanto melhores as palavras-chave, menor o preço. Isso os especialistas descobriram na prática.
O segundo lugar no aumento da CTR vai para o próprio anúncio. A frase-chave deve estar no título e no texto. Você precisa colocá-lo entre aspas ao criar uma campanha. "Yandex" entende este sinal como um desejo de anunciar pela ocorrência exata de palavras. E isso elimina impressões desnecessárias e inadequadas. Portanto, não reduz a CTR.
Parar palavras
Existe uma função no serviço que permite não exibir anúncios para determinadas consultas. Eles são chamados de palavras de parada. Por exemplo, você deseja anunciar casacos de pele. Naturalmente, todos os pedidos com esta palavra devem ser calculados e adotados. Quando você coleta frases-chave,leia-os com atenção. Definitivamente haverá um “arenque sob um casaco de pele” e muito mais. Tais solicitações, se não forem banidas, reduzirão nossa taxa, aumentarão o custo de toda a campanha. Ou seja, ao criar publicidade, o mais importante é elaborar frases-chave.
Seleção de público
Também um ponto importante. "Yandex" concentra-se em frases-chave. No entanto, nem todos que escrevem solicitações têm dinheiro ou capacidade para comprar um produto ou solicitar um serviço. Esta parte da audiência deve ser cortada. Para isso, existe uma localização por idade, localização geográfica. Você não precisa de pessoas de Magadan para assistir a um anúncio de venda de flores em Y alta, precisa? Eles ainda não vão gastar um centavo com eles, esses cidadãos não têm essa oportunidade. Portanto, você deve, mais uma vez, olhar cuidadosamente para quem você oferece seus serviços. Faça um retrato de um potencial comprador e concentre-se nele. Então "Yandex" irá agradá-lo com uma grande CTR e a própria campanha - com uma receita séria. Boa sorte!