Ao organizar uma campanha de mídia ou publicidade contextual na web, qualquer anunciante calcula seu orçamento aproximado. Para o cliente de uma campanha publicitária, é importante ver como são distribuídos os fundos para a sua execução, se o dinheiro é gasto para o fim a que se destina e com que eficácia são utilizados. O cálculo da eficácia de um produto publicitário no planejamento de mídia é baseado em diversos indicadores, sendo um deles o índice CPM. O que é esse indicador, como usá-lo - descobriremos abaixo.
CPM - por que você precisa dele
O que é CPM na publicidade é conhecido desde o século passado. O módulo foi utilizado em todas as campanhas publicitárias que aconteceram na mídia. Editoras, emissoras de televisão e rádio ainda utilizam esse indicador para calcular o custo da publicidade. O CPM é usado quando se trata do preço de uma impressão de anúncio não para destinatários únicos, mas para mil compradores em potencial. Ao mesmo tempo, este termo foi introduzido em circulação. Os proprietários de sites de publicidade só podiam operar com sua circulação e foco temático, então o indicador CPM foi determinado, a publicidade, levando em consideração esse valor, foi efetiva.
definição de CPM
Uma definição simples de CPM é custo por mil. O nome do módulo vem das palavras em inglês Cost-Per-Thousand, onde M é um numeral romano que significa 1000. Assim, quando perguntados o que é CPM, podemos responder que este é o preço por mil impressões de anúncios. Quanto mais vezes um anúncio aparece nas páginas de jornais e revistas, mais vezes ele soa no rádio ou pisca em um canal de televisão, maior é esse coeficiente.
Cálculo de CPM em campanhas de publicidade online
Na Internet, o papel de um anúncio geralmente é desempenhado por banners - aquelas janelas pop-up muito irritantes que os usuários não gostam tanto e que trazem dinheiro para o proprietário dos sites de publicidade. Quanto mais popular o site, mais usuários visualizam esta página da Internet, mais caro a publicidade neste site custará ao cliente.
Os anunciantes estão interessados no maior número possível de usuários que viram um determinado banner. Portanto, o que é CPM pode ser mostrado matematicamente desta forma:
CPM=(custo total de um pedido de publicidade)/(número planejado de visualizações de banner por dia)1000.
Agora está claro o que é CPM. Na publicidade, este é um dos indicadores mais importantes. O anunciante pode calcular quanto o proprietário do site precisa pagar para que as informações sejam exibidas para mil usuários da rede.
Este cálculo pode ser demonstrado visualmente usando um exemplo simples. O custo de colocar um banner no site de um portal é, por exemplo, $ 400 por semana, as estatísticas desta página da web mostram que por semanao site é visto por cerca de 10 mil usuários. Então, um cálculo simples dá o valor:
CPM=US$ 400/10.0001.000=US$ 4 por mil impressões de anúncios.
Os anunciantes devem entender que a simples exibição de um banner em um site temático é principalmente informativa. Não há garantia de que todas as dez mil pessoas que visitarem a página clicarão definitivamente no banner. Se o visitante quer seguir o link ou não, depende apenas da atratividade do próprio banner e das informações nele colocadas. Cada site fornecerá todos os dados de interesse para o cálculo do parâmetro CPM. Que é benéfico para o proprietário do site, você pode entender. Mas a publicidade, sua qualidade e interesse para o usuário final são tarefas do próprio cliente.
Módulo Auxiliar CTR, Métodos de Cálculo
Para reduzir custos, mais um indicador deve ser levado em consideração - o índice CTR. O nome também veio do idioma inglês e soa completamente como uma taxa de cliques - um indicador da taxa de cliques. O CTR mostra quantas pessoas clicaram no banner e foram para a página do cliente anunciante. Este módulo depende diretamente da correção do site escolhido, pois quanto mais apropriado e necessário for o anúncio no site, mais provável é que o visitante do site se interesse pela informação e clique no banner. O método para calcular este indicador é assim:
CTR=(número de usuários que clicaram no banner)/(número planejado de visualizações do banner por dia) 100%.
Por exemplo, se de 20mil pessoas que viram o anúncio seguiram o link 800 usuários, então o CTR é 800/20.000100=4%, que é maior que o valor mínimo permitido.
Comprovado experimentalmente que o CTR mínimo é de 3-5%. Se for menor, o custo por cliente em potencial excederá o lucro esperado e a publicidade será considerada ineficaz.
Usando índices
CPM pode ser usado ao escolher um público-alvo mais restrito. Por exemplo, ao solicitar a colocação de um banner, a plataforma do site fornece ao anunciante informações sobre idade, sexo, local de residência, hobbies de todos os visitantes registrados do site. Assim, o banner desejado aparece apenas para os usuários para os quais este produto publicitário foi projetado. O orçamento da campanha publicitária é gasto de forma mais econômica e eficiente.
Você também deve levar em conta a atividade dos usuários regulares. Quanto mais vezes o mesmo visitante vê o mesmo produto publicitário, mais dinheiro é debitado dos anunciantes, mas o cliente não obtém mais clientes com isso. Portanto, um cálculo competente dos índices de CPM e CTR, aliado a uma análise profunda das informações fornecidas por essa plataforma de publicidade, deve trazer o resultado desejado para o cliente.
Outra coisa a considerar no início de uma campanha publicitária. O pagamento pode ser feito por CPM ou por CTR. Em outras palavras, o cliente deve entender a essência da publicidade em banner de acordo com o módulo CPM - que isso não é um pagamento por cliques do usuário, mas apenaspara mostrar um produto promocional
Resumindo
Quando perguntado o que é CPM, pode-se responder que esse parâmetro é um dos mais importantes na hora de analisar a eficácia de um anúncio, e também é levado em consideração no cálculo do orçamento de uma campanha publicitária. Também são levados em consideração o número de contatos esperados de um potencial consumidor com informações publicitárias e o custo de colocação de um banner em vários sites com foco temático semelhante. Levando em consideração esses parâmetros, você pode calcular a eficácia de uma determinada plataforma de publicidade e dominar com sucesso o orçamento de publicidade.